COLÉGIO SANTA TERESINHA FORMANDO CIDADÃOS E TRANSFORMANDO VIDAS

“Ficai unidas em um só coração e uma só alma. Suportai-vos e amai-vos mutuamente”

Madre Teresa Grillo Michel
Fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência

O compromisso com a educação

A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo a questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e como avaliar o aprendizado.

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva.

Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.

Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir. Assim, a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida. ” (Texto da BNCC)

O CST sempre praticou, propôs e acredita nesta educação integral, e reafirma o seu compromisso com a oferta de educação plural, inclusiva, conectada com o mundo, com os saberes, com a humanidade e seus diversos tipos de linguagem. O jeito de fazer educação aqui no CST é o que propõe agora a BNCC. Estamos à frente… desde muito estamos comprometidos com a formação integral de novas gerações.

A cada ano, trabalhamos para nos atualizar e buscar sempre a excelência de nosso trabalho em prol da educação de novas gerações e contamos sempre com as bênçãos de Deus, a proteção de Santa Teresinha e da Beata Madre Tereza Grillo Michel.

Eliana Márcia Avelar Rodrigues – Diretora do Colégio Santa Teresinha