Pequenas Irmãs da Divina Providência
Temos como fundadora Madre Teresa Grillo Michel. Ela nasceu em Spinetta Marengo, Alessandria no norte da Itália em 25 de setembro de 1855. Filha de Giuseppe, e de Maria Antonietta Parvopassu, uma família da alta sociedade. Após a morte de seu pai, ela foi colocada como aluna interna no College of English Ladies em Lodi. Conheceu seu futuro marido, Giovanni Michel. Um casamento feliz, que durou 12 anos. Com a morte do marido, Teresa mergulhou em uma angústia profunda, mas sempre em oração. Em um desses momentos Nossa Senhora revela: “Teresa, por que você quer morrer? Deve ficar boa logo, pois será mãe de muita gente pobre”.
Teresa começou assim, a escancarar as portas do seu palácio às crianças pobres e às pessoas abandonadas e necessitadas. Outras mulheres se unem a Teresa nessa missão de cuidar dos mais necessitados. No dia 8 de janeiro de 1899 inicia a Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. Tendo como carisma: “Abandono a Divina Providência no serviço aos irmãos mais necessitados”. Nossa missão: difundir a fé, a esperança e a caridade entre os mais pobres e a maternidade espiritual para com eles, expressa no dia-a-dia. Com este espírito nos dedicamos à educação, a saúde, obras sociais e ao serviço pastoral, respondendo aos apelos da Igreja e da sociedade
A partir de 13 de junho de 1900 a Congregação se estendeu ao Brasil e em 1927 na Argentina. A Beata Teresa Grillo Michel morreu em Alexandria em 25 de janeiro de 1944, aos 89 anos. Ao passar dos anos a Congregação expandiu para África, Índia e Polônia.