Retorno do Recesso antecipado de Julho/20

Colégio Santa Teresinha
Carta às famílias
Retorno do Recesso antecipado de Julho/20
28/04/20

Estimadas Famílias,
Esperamos encontrar todos vocês bem.

Continuamos acompanhando de perto todas as determinações dos órgãos oficiais com relação à educação e trabalhando incansavelmente para que possamos atuar de maneira justa, empática e de forma a minimizar, para nossa comunidade escolar, os impactos da situação grave e intensa que estamos todos vivenciando. Infelizmente continuaremos em isolamento social, conforme determinação dos órgãos oficiais.

Gostaríamos, hoje, de conversar com vocês sobre alguns pontos importantes:

Aulas On-line

  1. Retornaremos amanhã, 28/04/20, do recesso antecipado de 15 dias de julho. Daremos sequência, portanto com as aulas à distância, por ainda estarmos em isolamento social.
  1. Estes dias de recesso, foram muito importantes para nos organizarmos melhor e a partir de amanhã, nossos alunos do Ensino Fundamental e Médio, terão aulas síncronas, ou seja, ao vivo com seus professores. Vamos estrear o uso da plataforma de aulas on-line, que o COC providenciou com exclusividade para todos os seus colégios parceiros. Nossos professores receberam treinamentos e orientações para utilizar esta nova ferramenta e estão prontos para usar esta tecnologia. Faremos uso desta ferramenta, enquanto durar o período de suspensão das aulas presenciais.
  1. Para orientar nossos estudantes e seus responsáveis (no caso das crianças) no uso desta plataforma, preparamos tutoriais, tanto escritos como em vídeos para que todos se sintam confortáveis e seguros na navegação desta ferramenta.
  1. Apresentaremos a plataforma a todos através da chamada “Aula Zero”, onde os alunos e responsáveis serão conduzidos para entrar na sala de aula virtual. Estes primeiros dias de retorno, dias 28-29 e 30/04/20, serão dedicados para este reconhecimento da plataforma com bastante tranquilidade e cuidado, para que todos possam tomar posse desta nova modalidade de aula.
  1. Para as aulas do Ensino Fundamental I, teremos um professor monitor em todas as transmissões, para auxiliar o professor da disciplina na acolhida e orientação das crianças.
  1. Os horários de aulas, serão informados com antecedência, juntamente com os links de acesso, para que todos possam acompanhar sem dificuldade os horários de entrada nas salas virtuais de aulas.
  1. Na terça-feira, iniciaremos a entrega dos materiais do 2º bimestre, em sistema de drive thru, pela portaria do Teatro. Os pais poderão ficar dentro do carro e formarem uma fila, utilizando o espaço do pit stop, ao longo do passeio do colégio até o portão do teatro. Na portaria estarão, na terça-feira Jane e Tatiana e na quarta-feira Marilene e Viviane (guardando os cuidados e orientações de prevenção de contágio) para entregarem os materiais para cada família. Pedimos que cada um leve sua caneta para evitar passar de mão em mão. Os horários serão pré-definidos para evitar aglomeração:

Dia 28/04/20 – Terça-feira
08:00 – 1º ano do Fundamental I
09:00 – 2º ano do Fundamental I
10:00 – 3º ano do Fundamental I
11:00 – 4º ano do Fundamental l
12:00 – 5º ano do Fundamental I

Dia 29/04/20 – Quarta- feira
12:00 – 6º ano do Fundamental II
13:00 – 7º ano do Fundamental II
14:00 – 8º ano do Fundamental II
15:00 – 9º ano do Fundamental II
15:30 – 1º ano do Ensino Médio
16:00 – 2º ano do Ensino Médio
16:30 – 3º ano do Ensino Médio.

Ajustes de calendário e cumprimento de horas presenciais

  1. O CNE (Conselho Nacional de Educação) está preparando um documento que nos orientará sobre as aulas on-line, reorganização do calendário e providências para o retorno das atividades presenciais. Não temos ainda uma data definitiva de retorno, mas o MEC (Ministério da Educação e Cultura) o CNE e os CEE (Conselho Estadual de Educação) já estão desenhando cenários para que o retorno possa ser realizado com cautela e com os devidos e necessários cuidados. Alguns estados já estão anunciando seus planos para esta volta, mas ainda estamos aguardando as diretrizes para Minas Gerais.
  1. Com relação à Educação Infantil (Maternal, 1º e 2º Períodos), não foram ainda divulgadas, pelos órgãos competentes, orientações ou normativas oficiais sobre o aproveitamento das atividades remotas como carga horária válida. Não utilizaremos a Plataforma de aulas on-line por entender que nesta idade as crianças não conseguem acompanhar esta modalidade.

Como forma de manter o vínculo com as crianças e ajudá-las na manutenção de uma rotina escolar, vamos sustentar o calendário de envio de atividades remotas iniciado, oficialmente, no dia 18 de março, até o dia 07 de abril, interrompido de 13 a 27/04/20, devido à antecipação do recesso de julho. Ressaltamos que as atividades remotas vêm sendo ajustadas de forma progressiva com objetivo de qualificar a interação dos professores com as crianças, incluindo o formato de vídeo-aulas.

Portanto continuaremos a encaminhar as atividades remotas para a semana, como estávamos fazendo, sempre às segundas-feiras pela manhã, e diariamente os professores encaminharão um vídeo explicativo para as atividades daquele dia, para orientar os pais na condução da atividade com as crianças.

Entendemos que a Educação Infantil possui suas particularidades e buscamos encontrar uma solução efetiva mais adequada para todos.

  1. Levamos em consideração as informações que temos até o momento, de que as escolas iniciarão o retorno às atividades presenciais a partir de junho,
    estamos desenhando diversos cenários para um novo calendário, ainda nada definitivo, com retorno das atividades presenciais a partir do dia 01/06/2020, já incluindo a antecipação do recesso de julho, e provável término do ano letivo em 23/12/2020. Importante lembrar que essa é uma previsão que pode ser alterada caso tenhamos uma mudança de situação em nosso país.
  1. Asseguramos que vamos garantir aos estudantes a manutenção de um ensino qualificado, com base em um (re)planejamento que leve em conta todas particularidades e demandas de cada segmento. Tão logo o retorno às atividades presenciais seja autorizado, disponibilizaremos o novo calendário escolar completo e reformulado. Manteremos vocês informados.

Negociações sobre mensalidades

  1. Como deliberado pelo Comitê de Gestão de Crise CST – Covid-19, desde o início desta pandemia, e reafirmado e ajustado em reunião com as demais instituições escolares do município e Ministério Público de Formiga, o Colégio Santa Teresinha, atendendo à todas as orientações, optou em não conceder descontos lineares, por entender que seria mais justo o atendimento individualizado às famílias, que apresentam dificuldades diferentes. Atendemos a todas as famílias que nos procuraram para conversar, dentro dos limites de nossas condições. Este movimento é desgastante, porem entendemos ser mais empático e solidário com as famílias, apesar do risco de atender pessoas que não tiveram suas atividades afetadas, que não estão em dificuldades financeiras mas que, infelizmente se aproveitam da situação.
  1. Vamos continuar avaliando as situações individuais por meio do diálogo, com a participação inclusive de nossa assistente social. Poderão ser analisados parcelamentos das mensalidades, isenções de cobranças de multas e juros e o pagamento parcelado via cartão de crédito como forma de viabilizar o pagamento.

    Análise de desconto emergencial por prazo determinado
  2. Para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica, estaremos fazendo uma análise de desconto emergencial por prazo determinado, Será disponibilizado um canal específico junto ao nosso setor de Assistência Social para acolher e analisar cada caso a partir de critérios socioeconômicos.

    Caso necessário, entre em contato com o nosso setor financeiro que será encaminhado para o atendimento com a assistente social, a partir de quinta-feira, dia 30/04, para conhecer os critérios e detalhamentos do desconto emergencial por prazo determinado.

    Gostaríamos de reforçar que, mesmo sem as aulas presenciais, os nossos custos anteriores foram majoritariamente mantidos e novos custos foram somados.

    Nenhum professor teve sua carga horária diminuída. Todos os colaboradores administrativos cumpriram férias coletivas e a partir da próxima semana, estaremos aplicando outras medidas para tentar minimizar a folha de pagamento. Soluções tecnológicas foram implementadas e professores e colaboradores continuam trabalhando normalmente, reinventando-se a cada dia. Todos estão muito empenhados e colaborando para levar o Colégio Santa Teresinha até a casa de cada estudante, atravessando as ruas e bairros de nossa cidade através da tecnologia e criatividade.

    A pandemia nos atinge, como prestadores de serviço, assim como atinge a vocês. O ambiente escolar tem características próprias, que requerem um cuidado muito especial na sua concepção e na seleção dos seus colaboradores e fornecedores, exigindo uma gestão rigorosa para a garantia do seu equilíbrio. Estamos tentando manter esse ecossistema o mais equilibrado possível e evitar que tenhamos uma desmobilização dessa estrutura, sob pena de impactar o seu retorno à normalidade, logo mais adiante.

    São essas as medidas possíveis dentro de um cenário de instabilidade e incertezas e que pede de todos nós discernimento, empatia e resiliência. Contamos com o apoio, parceria e a manutenção da confiança em nossa Instituição que sempre preza pela ética, pelo profissionalismo e a excelência naquilo que faz.

Queremos dar boas-vindas a todos os nossos alunos que amanhã, retomam a rotina de estudos. Que Deus continue nos abençoando nesta “travessia do deserto” por esta pandemia.

Eliana Márcia Avelar Rodrigues
Diretora do Colégio Santa Teresinha