Sistema de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
PESO DAS ETAPAS:
(Art. 62 – Reg. Escolar)
1ª = 25 pontos
2ª = 25 pontos
3ª = 25 pontos
4ª = 25 pontos
TOTAL: 100 pontos
Escala de Avaliação Adotada de 0 a 100 pts.
Média final para aprovação = 60%
PREMISSAS:
(Art. 63 – Reg. Escolar)
– VALORIZAR o trabalho interdisciplinar, ponto fundamental do projeto pedagógico.
– ESTIMULAR o estudo diário, avaliando semanalmente as tarefas.
– COLABORAR para a fixação dos fundamentos dos conteúdos desenvolvidos.
Eixos Temáticos:
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica está centrada na concepção do desenvolvimento do pensamento sistêmico por meio dos Eixos Temáticos (capacidade de ver o tema entrelaçado às diversas áreas do conhecimento relacionado e conectado a conteúdos – proposta de interdisciplinaridade), uma rede dialógica e dialética que possibilita uma visão mais ampla das diferentes formas de ver o mundo e de nele agir e com ele interagir.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
(Art. 64 – Reg. Escolar)
1- PROVA PARA AVALIAÇÃO EXCLUSIVA DA TAREFA
- 1 – TESTES SEMANAIS
Ensino Fund. I- 4º e 5º Anos:
Serão compostos de 2 questões de múltipla escolha e 1 questão aberta = 3 de cada disciplina.
No Ensino Fund. II e Ensino Médio: 3 questões de cada disciplina, sendo 2 questões de múltipla escolha e 1 questão aberta. Os testes semanais visam avaliar os conteúdos estudados na semana anterior.
Valorização:
Fundamental I: 5,0 pts. no bimestre (Serão aplicados 5 testes no bimestre no valor de 1,0 cada). As questões de Inglês serão incluídas quinzenalmente.
Fundamental II e Ensino Médio:
6,0 pts. – (serão aplicados 3 testes no bimestre, divididos em dois grupos A e B, no valor de 2 pts. cada).
Em todos os segmentos cada professor fará a correção e a valorização separadamente na sua disciplina.
O aluno que faltar (com justificativa) no dia da aplicação do teste semanal obterá a média dos testes que realizar durante o bimestre. Não haverá segunda chamada.
2 – PROVAS PARA AVALIAR O GRUPO (EIXO TEMÁTICO)
Para Ensino Fundamental I, II e Médio.
• A cada etapa teremos 2 provas de grupo.
• As provas serão compostas por questões abertas e de múltipla escolha.
Valores: vide item “Síntese de Instrumentos de Avaliação, págs. 25, 26 e 27.
•Logística de aplicação das avaliações no Ens. Fund. II e Médio:
1ªs Avaliações Bimestrais:
Serão aplicadas as provas – nos 1º, 2º e 3º horários para as turmas de 9º ano do Fundamental II e Ensino Médio. E no 3º horário para turmas do 6º/7º e 8º anos do Fundamental II.
2ªs avaliações Bimestrais:
Serão aplicadas as provas nos 4º, 5º e 6º horários para as turmas do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental II e no 4º horário para as turmas de 6º/ 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II .
Em ambos os casos aulas normais nos demais horários.
3- PARTICIPAÇÃO GERAL:
• A participação dos alunos durante as aulas e o seu empenho no desenvolvimento das tarefas diárias são avaliados bimestralmente e geram até 2,0 pts. se a participação Positiva. Se a participação for negativa não pontuará (ex.: não estar com o material necessário, permanecer desatento durante a explicação, não desenvolver atividades propostas pelo professor, atrapalhar a participação dos colegas)
• Através da Orientadora Educacional, a participação e desempenho do aluno serão comunicados periodicamente aos pais em reuniões de “mesa redonda da turma”.
4 – AVALIAÇÃO NACIONAL – (AN), SIMULADO COC: No final de cada etapa, todos os parceiros COC fazem uma mesma avaliação. São questões de múltipla escolha que avaliam os conteúdos programáticos estudados nas
Etapas Bimestrais.
Valor:3 pontos – Fundamental I (4º e 5º ano), II e Médio: Média para todas as matérias.
5 – AVALIAÇÃO EXTERNA – EVOLUCIONAL –
Serão aplicados Simulados Externos, conforme cronograma, no início e no final do ano letivo, para turmas do 5º ano do E.F.I até o 3º ano do Ensino Médio organizados pela Evolucional, com o intuito de diagnosticar ou avaliar as habilidades e competências dos alunos afim de subsidiar o planejamento pedagógico para buscar excelência no processo de ensino e aprendizagem e assim melhorar o desempenho acadêmico dos alunos.
PROVAS SUBSTITUTAS OU SEGUNDA CHAMADA
(Art. 77 – Reg. Escolar)
• Quando o aluno deixa de comparecer a uma ou mais provas, por motivo de doença, ele poderá participar das provas substitutas (caso não compareça à prova oficial por estar cumprindo suspensão disciplinar, não é prevista, então, sua participação na prova substituta).
• Para provas substitutas, o aluno deve requerer autorização de participação junto à secretaria do CST, através de seu responsável, com atestado médico num prazo de 48 horas.
• Para os testes semanais e simulados não são previstas provas substitutas.
• As Provas substitutas terão datas previstas no calendário escolar.
PROCESSO DE RECUPERAÇÃO POR ETAPA
(Art. 79 do Reg. Escolar)
• Quando a média NA ETAPA for inferior a 60%, os alunos terão direito e serão chamados para participar do processo de recuperação.
• Os alunos do Fundamental II e Médio são orientados a participar das aulas de Revisão on-line e/ou Plantão de todos os conteúdos, por meio da internet, no portal COC, para melhorar seu desempenho.
• A média final do aluno que participou do processo de recuperação nunca será maior que 60% e nem menor que a média que o aluno tenha obtido antes da recuperação.
• Excepcionalmente na quarta etapa o aluno do Ens. Fund. I, II e Médio, embora tenha direito a fazer, deverá optar através de seu responsável, pela recuperação bimestral que será feita mediante requerimento junto a Secretaria do CST.
REVISÃO DE PROVA
•A revisão de prova será solicitada através de seus responsáveis, mediante requerimento na secretaria com prazo de 48 horas após a entrega do resultado.
RECUPERAÇÃO FINAL
(Art. 87,88 e 89 -Reg. Escolar)
• A escola deverá oferecer todas as disciplinas do quadro curricular para a Recuperação Final.
• A recuperação final se dará por estudos autônomos e acontecerá imediatamente após o final do ano letivo.
Poderão inscrever-se na recuperação final, em até três disciplinas, os alunos do Ensino Fundamental e em até quatro disciplinas, os alunos do Ensino Médio.
• Os alunos com mais de três recuperações no Ensino Fundamental e com mais de quatro no Ensino Médio serão considerados reprovados.
PROGRESSÃO PARCIAL
(Art. 134 – Reg. Escolar)
• O CST adota o regime de matrícula com progressão parcial de um ou dois conteúdos no Ensino Fundamental II, a partir do 6º ano e até três no Ensino Médio, com exceção do 9º ano do Ensino Fundamental II e 3ª série do Ensino Médio que não terão progressão parcial, por considerar que o aluno deve estar preparado para a etapa seguinte.
• A dependência será realizada no 1º semestre do ano seguinte, mediante matrícula por disciplina, junto à Secretaria do Colégio.
SÍNTESE DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
• AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Os alunos serão avaliados por meio de observações, sondagens e registros diários do professor, com entrega de relatório semestral da Escola em Reuniões de Pais e Mestres previstas no calendário escolar.
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por ser o primeiro ano de alfabetização, o processo de transição do método diagnóstico da Educação Infantil para os métodos formais do Ensino Fundamental, com aplicação de provas e trabalhos, será gradativo.
Processo:
– Avaliação Diagnóstica
– Avaliação Formal
-Observações gerais = Avaliação formativa
Registro:
• Para facilitar o acompanhamento do desenvolvimento escolar utilizaremos a Ficha de Avaliação Diagnóstica no 1º bimestre com Conceitos e boletins bimestrais nos outros 3 bimestres.
2º E 3º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1- Duas avaliações por etapa (no valor de 9 pts. cada): 2 x 9 = 18
2- Avaliação contínua (AC) – Participação = 1,0 pts.
3 – Tarefa (de casa e de sala) = 1,0 pts.
4 – Trabalhos Avaliativos: 5,0 pts.
Total – 18 + 1 + 1 + 5 = 25
4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
1 – Duas avaliações por etapa (no valor de 7 pts. cada): 2X7 =14
2 – Avaliação contínua (AC) = Participação em aula + Tarefa de Casa = 1,0 pt.
3 – Teste Semanal: 5,0 pts.
4 – Trabalhos: 2,0 pts.
5 – Avaliação Nacional: 3,0 pts.
Total: 14+1+5+2+3 = 25
6º AO 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL II – E. MÉDIO
1- Duas avaliações por etapa (no valor de 7pts cada): 2 x 7 = 14
2- Avaliação contínua (AC) – Participação: 2,0 pts.
3 – Teste Semanal: 6,0 pts.
4 – Avaliação Nacional (AN): 3,0 pts.
Total: 14 + 2 + 6 + 3 = 25
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1) O processo de avaliação utilizado, foi concebido de maneira que possa colaborar decisivamente para o estímulo ao estudo diário, que é a principal forma de aprendizado efetivo para o aluno. Portanto, tratamos as avaliações como um meio de aprendizado e não como um objetivo final.
2) A organização das avaliações é de exclusiva responsabilidade dos professores, e o projeto pedagógico do CST/COC possibilita que sejam atribuídos valores diferenciados para questões discursivas das provas oficiais, sempre previamente anunciados aos alunos, bem como a utilização de trabalhos e projetos como parte da nota da prova discursiva.
Como terão avaliações a cada semana, haverá um cronograma de provas e testes, para que os alunos se organizem e atinjam o objetivo de estudo diário.
3) Os alunos da 3ª série – EM farão simulados mensais sempre aos sábados/domingo, conforme cronograma.
4) No Ensino Médio as notas de Biologia Geral e Biologia Molecular serão somadas e feita uma média que será registrada no boletim, como Biologia.
5) No 9º ano do Ensino Fundamental II, as notas de Ciências Física, Química e Biológica serão somadas e a média será registrada no boletim como Ciências.
5)- No 4º Bimestre os alunos do 3º ano do E.M. farão apenas 01 avaliação no valor de 14 pontos.